Se o pneu de seu carro furou em local perigoso, não corra riscos. Andar 1 ou 2 quilômetros com o pneu baixo ou vazio até uma rua iluminada não vai lhe custar muito mais.
Não pare na rua para fazer o receber ligações em seu celular. Especialmente à noite e em avenidas marginais.
O mesmo se aplica para telefones públicos. Escolha um local iluminado. Normalmente, postos com atendimento 24 horas possuem telefones públicos.
Se o seu carro quebrou ou parou por falta de combustível, abandone-o no meio fio ou no acostamento. Você e seus acompanhantes tornam-se alvos fáceis de assaltantes e outros desastres. Nesses casos, se o local tem pouco movimento, o risco maior é o roubo. Se o local é muito movimentado, o risco de uma batida por trás aumenta.
Fique atento ao se aproximar de sua garagem. Se notar alguém suspeito, dê algumas voltas antes de entrar em casa. Caso ele permaneça no local, chame a polícia.
Grande parte dos roubos, ocorre quando o motorista está entrando ou saindo do veículo. Se você notar alguma suspeito próximo do seu carro, passe reto e volte mais tarde.
Acostume-se a dirigir sempre com as portas travadas e vidros fechados. Pode não ser muito confortável, mas ajuda a evitar o roubo. Quando você estacionar, mesmo que seja por um minuto, mantenha as portas e vidros fechados.
Uma simples jaqueta, embrulhos, caixas ou pacotes à vista podem convencer o ladrão am arrombar o seu carro. Guarde tudo no porta-malas. Lembre-se: você pode saber que seu embrulho nada tem de valor, quem olha de fora, não.
Não reaja e, principalmente, mantenha a calma durante um assalto. Os convênios médicos não cobrem ferimentos gerados por quem tenta se defender. Apenas o Seguro Saúde da cobertura para esse tipo de circunstância.