Quando for tiras cópias de suas chaves, escolha chaveiros que trabalhem longe de sua casa. Dê preferência à profissionais estabelecidos e que tenham seus telefones registrados no catálogo telefônico.
Dedique algum tempo à orientação de seus filhos. Procure se interessar pelo dia a dia das crianças. Apresenta a ouvi-los. Só assim você terá conhecimento da existência de riscos e que recomendações fazer para evitá-los.
Seja paciente e procure não provocar resistência às suas orientações. Exagerar na descrição dos perigos nem sempre ajuda. Às vezes podem fazer com que as crianças deixem de acreditar na existência do risco.
Severidade demais na crítica a um determinado comportamento fará com que seus filhos deixem de revelar situações que ocorrem em suas vidas das quais você deve ter conhecimento.
Cole perto do telefone uma lista de números úteis: de locais onde você pode ser encontrado, parentes, amigos próximos, vizinhos e também o 190 da Polícia Militar.
Evite deixar seus filhos em casa com colegas e amigos, sem a presença de um adulto responsável. O entusiasmo aflora com a súbita liberdade e a tendência é buscas emoções fortes, como subir em telhados ou brincar com fogo. É quando resolvem descobrir que gosto têm as bebidas alcoólicas. Raramente lembram que a porta ficou aberta ou que o fogão ficou ligado.
Pessoas mal intencionadas costumam usar crianças e empregadas para obter informações sobre endereço, local de trabalho, hora da chegada dos pais, escola onde as crianças estudam.
Ensine-as a pedir o nome e o telefone de quem está ligando e a informar que o pai retornará a ligação logo mais.
Insista com seus filhos: eles devem informar sempre onde estarão, se vão se atrasar ou se foram para a casa de algum amigo. É muito importante dispor de todos os telefones onde é possível localizá-los.
Cheque sempre as referencias de empregados domésticos. Ao contratá-los, anote os dados de seus documentos e, se houver, o endereço do parente mais próximo. Ter uma foto de recordação, bem guardada, é uma boa medida.
Respeite seus empregados. Não de pretextos para que eles tentem prejudicá-lo, enquanto trabalham para você ou mesmo depois.
Cheque a identidade de entregadores, técnicos de telefone ou de aparelhos elétricos. Dê preferência a empresas especializadas que podem ser encontradas depois, em caso de problemas.